Projeto: Planejamento de Sites

16/09/2012 10:41

1. Identificação

Nome da Escola/Local a ser desenvolvido: Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Lucas do Rio Verde-MT, SECITEC.

Série: 3º módulo do Curso Técnico em Informática       Número de alunos:  25                                          

Professora envolvida: Patrícia Graciela Pagliuca Magalhães

Colaboradores: Alunos e Professores de todos os cursos Técnicos da Escola.

Titulo do Projeto: Planejamento de Sites.

           

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema

Como planejar e fazer a documentação de um site para divulgação das atividades feitas pelos cursos da Escola Técnica Estadual da SECITEC por meio digital, formulando um site para cada curso identificando o que é cada curso, o que esse profissional irá fazer ao se formar e quais as atividades que ocorrem durante as aulas em sala e a campo.

 

3. Justificativa

A Escola Técnica Estadual da SECITEC está a pouco tempo oferecendo cursos e ainda não obtém uma divulgação que gere mais interesse por parte dos alunos e futuros ingressantes para os cursos, sendo assim, por meio da criação de um site para cada curso, os mesmos poderão mostrar todas as atividades realizadas na escola e ter um maior incentivo para continuar a fazer o seu curso. Além do mais, os alunos do curso Técnico em Informática irão interagir mais com os demais alunos da escola e praticar um pouco da realidade de se planejar e documentar como se faz para criar páginas para Web, tornando as aulas mais interativas e atrativas.

Conforme Freire (2001), para ensinar é necessário ter aquele que ensina e aquele que aprende e o objetivo de toda aula não é dar a matéria, mas sim ensinar e aprender com os alunos auxiliando-os além do contexto escolar e criando um vinculo onde os ajuda e nos ajuda a criar novas perspectivas, curiosidades, desafios, pois quem ensina também aprende.

 

4. Objetivo(s)

Objetivo Geral:

Apresentar os passos para se desenvolver um site para cada curso Técnico existente na Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Lucas do Rio Verde-MT – SECITEC, incentivando os alunos do curso Técnico em Informática a planejar sites reais e se interessarem mais pela área, além de estimular os demais alunos da escola a participarem mais de seus cursos e atrair novos alunos para integrarem as próximas turmas da escola. 

                                        

Objetivos Específicos:

  • Planejar o que será necessário para a criação dos sites;
  • Esquematizar quais os links necessários para cada curso;
  • Dividir a sala em 6 grupos no período noturno e 3 grupos no período vespertino, conforme oferta de cursos, sendo cada grupo responsável por criar um site para uma turma de curso técnico;
  • Construir o senso crítico a respeito do que inserir em um site;
  • Pesquisar sobre a linguagem de programação para Web, Java Script e outras para futuro desenvolvimento de um site mais dinâmico;
  • Criar a documentação necessária para os sites ficando mais fácil de fazer sua manutenção e corrigir os futuros erros;
  • Pesquisar sobre os códigos que serão necessários, conforme efeitos escolhidos, e aprender a utiliza-los e reutilizar a linguagem HTML e CSS no que for necessário;
  • Interagir com os alunos e professores dos cursos Técnicos em Agricultura, Agronegócios, Agropecuária, Segurança no Trabalho, Recursos Humanos e Informática no período noturno e dos cursos Técnicos em Agronegócios, Recursos Humanos e Informática no período vespertino para obter mais informações sobre o que irão colocar em cada site.
  • Realizar e compartilhar experiências sobre o planejamento da pesquisa a respeito de construção de sites.

 

 

5. Conteúdos

Java Script para criação de sites para Web:

  • Padronização de sites;
  • Códigos para deixar os sites mais atrativos;
  • Documentação necessária para criação de sites profissionais;
  • Publicação de sites na Web;
  • Manutenção dos mesmos;
  • Associar outras linguagens de programação para Web quando necessário.

 

6. Disciplinas envolvidas

  • Aplicativos Web
  • Programação para Web
  • Programação Orientada a Objeto

 

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma

O projeto será integrado a disciplina Programação para Web, seguindo a sequência abaixo:

  • Iniciará na segunda semana de setembro de 2012, com uma discussão com os alunos do curso Técnico em Informática sobre como irá proceder a disciplina e o projeto, na sequência será feita a divisão dos grupos, das tarefas para cada integrante e dos assuntos, prosseguindo com as pesquisas sobre o que é necessário para criar um site;
  • Posteriormente os grupos terão seu primeiro contato com os colaboradores, divulgando o projeto e obtendo informações sobre o que colocar em cada site, tentarão resgatar fotos de aulas campo, palestras, experiências sobre as aulas e tudo sobre o que cada curso tem feito e irá fazer;
  • Cada grupo esquematizará como será o layout do seu site, estes poderão optar por criar/editar as imagens ou buscar e baixar da internet. Os layouts serão criados apenas no papel, sendo divulgados por meio do Programa PowerPoint, Vídeos e demais recursos que forem necessários;
  • A partir do ponto que o layout está esquematizado ocorrerá a distribuição de quais links serão utilizados, o que será escrito no site;
  • Definido estes itens, cada grupo partilhará suas ideias com os professores e alunos de seu curso para obter aprovação do layout e distribuição de conteúdos do site;
  • Enquanto isso já estará em desenvolvimento a documentação do site;
  • O projeto se finalizará com a demonstração do esboço do layout e documentação do site utilizando um notebook e Data Show para o mesmo.
  • Após o término deste projeto iniciaremos uma segunda etapa do projeto, ou melhor um novo projeto, que será o desenvolvimento de todo o site planejado e códigos necessários até finalizar postado-os na internet, sendo feita a manutenção conforme surgirem as necessidades.

 

8. Recursos a serem utilizados

  • Computadores;
  • Internet;
  • Data Show;
  • Quadro;
  • Pincel.

 

9. Registro do processo

Fotos e a documentação do site.

 

10. Avaliação e Resultados esperados

Espera-se que os alunos obtenham um maior conhecimento sobre a criação de um site de verdade e descubram como buscar a programação que irão precisar para seu desenvolvimento.

 

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado

Será divulgado aos colegas a versão final do layout do projeto de cada curso utilizando um notebook e data show. E será criada uma reportagem para o site da escola (http://www.seciteclucas.webnode.com.br) sobre o mesmo.

 

12. Referências Bibliográficas

SILVA, Camila Ceccatto da; VARGAS, Elton da Silva. HTML: Construindo a Internet. 1. Ed. Santa Cruz do Rio Pardo, SP: Editora Viena, 2007.

MARCONDES, Christian Alfim. HTML 4.0 Fundamental: A Base da Programação para Web. 1ª Ed. São Paulo: Editora Érica, 2005.

OLIVEIRO, Carlos Antonio José. Faça um site HTML 4.0: Orientado por projeto. 8ª Ed. São Paulo: Editora Érica, 2000.

LUCKOW, Décio Heinzelmann; MELO, Alexandre Altair de. Programação Java para a Web. 1ª Ed. São Paulo: Editora Novatec, 2010.

SARTI, Erika. O desenvolvimento de um site começa no papel. Publicado em 28 jul 2011. Disponível em: <http://www.infowester.com/devsite.php>. Acesso em 01 set 2012.

MARANGON, Cristiane; LIMA, Eduardo. Fernando Hernández: O educador espanhol defende a reorganização do currículo por projetos, em vez das tradicionais disciplinas. Publicado em 01 ago 2002. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/materias_296380.shtml?page=page1>. Acesso em 01 set 2012.

FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Estud. av. [online]. 2001, vol.15, n.42, pp. 259-268. ISSN 0103-4014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v15n42/v15n42a13.pdf>. Acesso em 01 set 2012.

Site: http://www.projetodesite.com.br/ e http://www.google.com.br

13. ANEXO

CRONOGRAMA PROVISÓRIO

CRONOGRAMA DO PROJETO DE PLANEJAMENTO DE SITES

O que vai fazer?

Quando?

Quem?

Apresentação do Projeto e divisão de grupos

1º dia

Prof. Patrícia

Assuntos a serem pesquisados em cada grupo e apresentados posteriormente por meio de slides, apostilas, vídeos ou outras formas:

  1. O que é necessário para criar um site? Grupo 1
  2. Como criar a documentação de um projeto de site? Grupo 2
  3. Quais os conceitos de usabilidade para construção de sites? Grupo 4
  4. Como criar um layout para sites? Onde baixar layouts para site? Grupo 3
  5. Onde posso hospedar um site grátis? Onde você recomenda e por quê? Grupo 5
  6. Quais programas são mais usados para criação de sites? Qual você recomenda e por quê? Grupo 6
  7. Como criar um GIF animado para colocar no site? Explique como criar. Grupo 1
  8. Editores de imagens, explique como usar um deles. Grupo 3
  9. Quais efeitos podem usar no site? Por exemplo: para fazer uma galeria de fotos, um calendário, menus. Grupo 4

1º e 2º dia

Alunos

Compartilhar as informações descobertas com todos, apresentando o material produzido.

3º dia

Alunos

Reunião com cada turma individualmente, coletando informações para o site.VISITA AS TURMAS.

4º dia

Alunos

Reunião em grupo para fazer o planejamento do site, podendo ser feito a mão ou digitado.

4º e 5º dia

Alunos

Fazer a documentação do projeto do site, com tudo que ele terá, pode ser montado em forma de slides e as animações podem ser mostradas por meio de vídeo ou da forma que ficar melhor. O projeto tem que ficar bem claro tudo que terá no site e como ele será organizado.

6º dia

Alunos

Apresentação do projeto do site de cada grupo para as turmas, discutindo com será o site. VISITA AS TURMAS.

7º dia

Alunos

Fazer as alterações propostas pelos cursos nos projetos e finalizar o projeto do site.

7º e 8º dia

Alunos

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!