Projeto: Planejamento de Sites
1. Identificação
Nome da Escola/Local a ser desenvolvido: Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Lucas do Rio Verde-MT, SECITEC.
Série: 3º módulo do Curso Técnico em Informática Número de alunos: 25
Professora envolvida: Patrícia Graciela Pagliuca Magalhães
Colaboradores: Alunos e Professores de todos os cursos Técnicos da Escola.
Titulo do Projeto: Planejamento de Sites.
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Como planejar e fazer a documentação de um site para divulgação das atividades feitas pelos cursos da Escola Técnica Estadual da SECITEC por meio digital, formulando um site para cada curso identificando o que é cada curso, o que esse profissional irá fazer ao se formar e quais as atividades que ocorrem durante as aulas em sala e a campo.
3. Justificativa
A Escola Técnica Estadual da SECITEC está a pouco tempo oferecendo cursos e ainda não obtém uma divulgação que gere mais interesse por parte dos alunos e futuros ingressantes para os cursos, sendo assim, por meio da criação de um site para cada curso, os mesmos poderão mostrar todas as atividades realizadas na escola e ter um maior incentivo para continuar a fazer o seu curso. Além do mais, os alunos do curso Técnico em Informática irão interagir mais com os demais alunos da escola e praticar um pouco da realidade de se planejar e documentar como se faz para criar páginas para Web, tornando as aulas mais interativas e atrativas.
Conforme Freire (2001), para ensinar é necessário ter aquele que ensina e aquele que aprende e o objetivo de toda aula não é dar a matéria, mas sim ensinar e aprender com os alunos auxiliando-os além do contexto escolar e criando um vinculo onde os ajuda e nos ajuda a criar novas perspectivas, curiosidades, desafios, pois quem ensina também aprende.
4. Objetivo(s)
Objetivo Geral:
Apresentar os passos para se desenvolver um site para cada curso Técnico existente na Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Lucas do Rio Verde-MT – SECITEC, incentivando os alunos do curso Técnico em Informática a planejar sites reais e se interessarem mais pela área, além de estimular os demais alunos da escola a participarem mais de seus cursos e atrair novos alunos para integrarem as próximas turmas da escola.
Objetivos Específicos:
- Planejar o que será necessário para a criação dos sites;
- Esquematizar quais os links necessários para cada curso;
- Dividir a sala em 6 grupos no período noturno e 3 grupos no período vespertino, conforme oferta de cursos, sendo cada grupo responsável por criar um site para uma turma de curso técnico;
- Construir o senso crítico a respeito do que inserir em um site;
- Pesquisar sobre a linguagem de programação para Web, Java Script e outras para futuro desenvolvimento de um site mais dinâmico;
- Criar a documentação necessária para os sites ficando mais fácil de fazer sua manutenção e corrigir os futuros erros;
- Pesquisar sobre os códigos que serão necessários, conforme efeitos escolhidos, e aprender a utiliza-los e reutilizar a linguagem HTML e CSS no que for necessário;
- Interagir com os alunos e professores dos cursos Técnicos em Agricultura, Agronegócios, Agropecuária, Segurança no Trabalho, Recursos Humanos e Informática no período noturno e dos cursos Técnicos em Agronegócios, Recursos Humanos e Informática no período vespertino para obter mais informações sobre o que irão colocar em cada site.
- Realizar e compartilhar experiências sobre o planejamento da pesquisa a respeito de construção de sites.
5. Conteúdos
Java Script para criação de sites para Web:
- Padronização de sites;
- Códigos para deixar os sites mais atrativos;
- Documentação necessária para criação de sites profissionais;
- Publicação de sites na Web;
- Manutenção dos mesmos;
- Associar outras linguagens de programação para Web quando necessário.
6. Disciplinas envolvidas
- Aplicativos Web
- Programação para Web
- Programação Orientada a Objeto
7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
O projeto será integrado a disciplina Programação para Web, seguindo a sequência abaixo:
- Iniciará na segunda semana de setembro de 2012, com uma discussão com os alunos do curso Técnico em Informática sobre como irá proceder a disciplina e o projeto, na sequência será feita a divisão dos grupos, das tarefas para cada integrante e dos assuntos, prosseguindo com as pesquisas sobre o que é necessário para criar um site;
- Posteriormente os grupos terão seu primeiro contato com os colaboradores, divulgando o projeto e obtendo informações sobre o que colocar em cada site, tentarão resgatar fotos de aulas campo, palestras, experiências sobre as aulas e tudo sobre o que cada curso tem feito e irá fazer;
- Cada grupo esquematizará como será o layout do seu site, estes poderão optar por criar/editar as imagens ou buscar e baixar da internet. Os layouts serão criados apenas no papel, sendo divulgados por meio do Programa PowerPoint, Vídeos e demais recursos que forem necessários;
- A partir do ponto que o layout está esquematizado ocorrerá a distribuição de quais links serão utilizados, o que será escrito no site;
- Definido estes itens, cada grupo partilhará suas ideias com os professores e alunos de seu curso para obter aprovação do layout e distribuição de conteúdos do site;
- Enquanto isso já estará em desenvolvimento a documentação do site;
- O projeto se finalizará com a demonstração do esboço do layout e documentação do site utilizando um notebook e Data Show para o mesmo.
- Após o término deste projeto iniciaremos uma segunda etapa do projeto, ou melhor um novo projeto, que será o desenvolvimento de todo o site planejado e códigos necessários até finalizar postado-os na internet, sendo feita a manutenção conforme surgirem as necessidades.
8. Recursos a serem utilizados
- Computadores;
- Internet;
- Data Show;
- Quadro;
- Pincel.
9. Registro do processo
Fotos e a documentação do site.
10. Avaliação e Resultados esperados
Espera-se que os alunos obtenham um maior conhecimento sobre a criação de um site de verdade e descubram como buscar a programação que irão precisar para seu desenvolvimento.
11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Será divulgado aos colegas a versão final do layout do projeto de cada curso utilizando um notebook e data show. E será criada uma reportagem para o site da escola (https://www.seciteclucas.webnode.com.br) sobre o mesmo.
12. Referências Bibliográficas
SILVA, Camila Ceccatto da; VARGAS, Elton da Silva. HTML: Construindo a Internet. 1. Ed. Santa Cruz do Rio Pardo, SP: Editora Viena, 2007.
MARCONDES, Christian Alfim. HTML 4.0 Fundamental: A Base da Programação para Web. 1ª Ed. São Paulo: Editora Érica, 2005.
OLIVEIRO, Carlos Antonio José. Faça um site HTML 4.0: Orientado por projeto. 8ª Ed. São Paulo: Editora Érica, 2000.
LUCKOW, Décio Heinzelmann; MELO, Alexandre Altair de. Programação Java para a Web. 1ª Ed. São Paulo: Editora Novatec, 2010.
SARTI, Erika. O desenvolvimento de um site começa no papel. Publicado em 28 jul 2011. Disponível em: <https://www.infowester.com/devsite.php>. Acesso em 01 set 2012.
MARANGON, Cristiane; LIMA, Eduardo. Fernando Hernández: O educador espanhol defende a reorganização do currículo por projetos, em vez das tradicionais disciplinas. Publicado em 01 ago 2002. Disponível em: <https://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/materias_296380.shtml?page=page1>. Acesso em 01 set 2012.
FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Estud. av. [online]. 2001, vol.15, n.42, pp. 259-268. ISSN 0103-4014. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ea/v15n42/v15n42a13.pdf>. Acesso em 01 set 2012.
Site: https://www.projetodesite.com.br/ e https://www.google.com.br
13. ANEXO
CRONOGRAMA PROVISÓRIO
CRONOGRAMA DO PROJETO DE PLANEJAMENTO DE SITES |
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O que vai fazer? |
Quando? |
Quem? |
Apresentação do Projeto e divisão de grupos |
1º dia |
Prof. Patrícia |
Assuntos a serem pesquisados em cada grupo e apresentados posteriormente por meio de slides, apostilas, vídeos ou outras formas:
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1º e 2º dia |
Alunos |
Compartilhar as informações descobertas com todos, apresentando o material produzido. |
3º dia |
Alunos |
Reunião com cada turma individualmente, coletando informações para o site.VISITA AS TURMAS. |
4º dia |
Alunos |
Reunião em grupo para fazer o planejamento do site, podendo ser feito a mão ou digitado. |
4º e 5º dia |
Alunos |
Fazer a documentação do projeto do site, com tudo que ele terá, pode ser montado em forma de slides e as animações podem ser mostradas por meio de vídeo ou da forma que ficar melhor. O projeto tem que ficar bem claro tudo que terá no site e como ele será organizado. |
6º dia |
Alunos |
Apresentação do projeto do site de cada grupo para as turmas, discutindo com será o site. VISITA AS TURMAS. |
7º dia |
Alunos |
Fazer as alterações propostas pelos cursos nos projetos e finalizar o projeto do site. |
7º e 8º dia |
Alunos |